A Experiência do Cliente no Estande de Vendas
Em
continuidade ao artigo publicado anteriormente, sobre
os pontos mais importantes a serem considerados na hora de definir o projeto do
estande de vendas (PDV) de um produto imobiliário, agora vou abordar com mais
detalhes como se pensar a experiência do cliente neste momento.
A
variação de preços e a diferenciação (de verdade!) entre produtos imobiliários
quase sempre é muito pequena (pensando em concorrentes de localizações
semelhantes), e isso faz com que a experiência do cliente no estande de vendas
seja fator determinante no momento da decisão pela compra, mesmo que seja de
forma inconsciente para o cliente.
Pois
bem, ocorre que, ao me deparar com muitos estandes de vendas pelo país afora,
percebo que ainda não é tão claro à maioria dos incorporadores o quanto se
preocupar com a experiência do cliente em seu PDV é importante. A ideia de
economizar sempre e o quanto mais for possível parece tão forte que não se
percebe o quanto se deixa de vender por isso.
Economizar
em detrimento da experiência do cliente e, por consequência, de um bom resultado
nas vendas, não funciona em nenhum mercado, e não seria diferente na
incorporação imobiliária.
Talvez
você já tenha ouvido falar da customer experience em contextos que remetem a geração
dos millennials, entretanto, o novo consumidor está muito mais relacionado ao nosso momento
de sociedade que meramente limitado a uma questão geracional.
Por
isso, quero convidá-lo a fazer algumas reflexões, sem saber a qual geração você
faz parte: Como deseja ser atendido quando vai até uma loja comprar algum produto?
Como espera ver esta loja? Em que estado deseja encontrar o produto? Acredita
que o vendedor deva estar bem informado e lhe sanar todas as dúvidas? Acha
interessante encontrar na loja variadas amostras e modelos do produto?
Experimentar o produto ajuda na decisão da compra?
Enfim,
poderia elencar aqui inúmeras outras perguntas que o fariam pensar sobre o quão
importante é proporcionar uma boa experiência ao seu cliente.
Por
exemplo, já saí de algumas concessionárias de veículos sem finalizar a
aquisição, simplesmente por não ter sido bem atendida e por achar que o
investimento em um novo carro é alto o bastante para ser imprescindível passar
por uma ótima experiência neste momento.
Assim,
o incorporador deve se colocar no lugar do cliente, pois talvez desta forma
possa perceber o quão é importante proporcioná-lo uma ótima experiência em seu
estande de vendas, o quanto pode ser difícil para um leigo compreender um
empreendimento imobiliário e o quanto ser bem atendido e ter todas as dúvidas
esclarecidas pode ser fundamental neste momento, principalmente levando em
consideração o alto valor agregado do produto em questão.
A
cada dia, torna-se mais relevante importar-se com a experiência do cliente em
seu estande de vendas. Por isso, no momento da concepção do projeto do PDV é
fundamental se pensar bem a respeito dos itens abaixo elencados:
1. Apartamento decorado: definitivamente não há nada que consiga encantar mais
um cliente que um belo apartamento decorado. Imaginar-se em seu futuro lar ou
ter a noção espacial exata do imóvel (mesmo quando está se comprando para
investimento) é uma arma das mais poderosas neste momento de decisão. É
dispendioso, fato, montar um modelo decorado. Mas quantas vendas podem ser
revertidas e o quanto a velocidade de vendas do empreendimento será reduzida
por tê-lo? Pode ser difícil viabilizar este instrumento de vendas em um projeto
enquadrado no Minha Casa, Minha Vida
(MCMV), mas há que se pensar que, principalmente para este público, ofertas não
lhes faltam no momento, e a dificuldade de compreensão deste consumidor pode
vir a ser maior que para outros. Assim, certamente, o incorporador que mais lhe
proporcionar uma boa experiência estará na frente para fechar sua, tão
concorrida, demanda. Muitas vezes, montar um apartamento todo pode não fazer
sentido, mas montar um protótipo dos ambientes principais como sala, cozinha e
varanda pode valer a pena e ajudar a proporcionar ao cliente uma sensação de
estar dentro de seu futuro apartamento.
2. Maquete: esta
é a ferramenta mais eficiente para apresentar o empreendimento completo ao
cliente. Como já comentado, o cliente, via de regra, é leigo e uma maquete em
pequena escala, de custo relativamente baixo, já faz muita diferença no tipo de
experiência que seu consumidor terá ao visitar seu estande. Há que se lembrar
que o corretor de imóveis, muitas vezes, também não tem habilidades com plantas
e desenhos técnicos, por mais ilustrados que sejam, assim, uma maquete é bem
mais “autoexplicativa”, além do impacto visual positivo que causa.
3. Tecnologias Interativas: em pleno ano de 2018, temos inúmeras tecnologias
disponíveis para proporcionar ao cliente uma verdadeira “viagem” em seu estande
de vendas. Além dos, mais conhecidos, óculos 360 e de realidade virtual
(tecnologia Samsung Gear), já existe
no mercado a tecnologia do decorado interativo, que permite ao cliente sentir
como se estivesse dentro do apartamento, caminhar por ele, avistar a paisagem
da varanda e até mover objetos. E o melhor, estas tecnologias têm um preço bem
acessível a todas as modalidades de projetos. O incorporador também pode
utilizar uma mesa touch interativa para que o cliente seja apresentado
ao projeto. Ao se deparar com estas inovações os consumidores saem do estande,
literalmente, maravilhados e compreendendo exatamente o futuro empreendimento,
o que faz toda a diferença frente aos concorrentes que não dispõem destas
ferramentas.
4. Material Impresso: mesmo que o cliente passe por uma ótima experiência em seu estande de
vendas é imprescindível que ele saia de lá com um material completo e bonito
para levar para casa e, assim, continuar pensando na futura aquisição.
Dificilmente, alguém irá se definir pela compra de um imóvel na primeira e única
visita, assim, faz parte da experiência que o cliente receba um belo conteúdo
impresso. É foleando este material diversas vezes, inclusive com sua família,
que a decisão final será formada. Outra ponta importante deste processo é o
corretor de imóveis, que na maioria das vezes não tem disponível para seu
estudo e trabalho um material impresso de qualidade, direcionado
especificamente para ele. Pensar na formatação destes materiais é uma etapa
muito importante do marketing e
complementa, fundamentalmente, o processo de compra e a visita ao PDV.
5. Comunicação Visual: o estande de vendas também precisa contar com um conjunto de comunicação
visual bem elaborado e esteticamente agradável, que vai desde placas de
direcionamento nos acessos e identificação do produto em sua fachada, até imagens
e vídeos do empreendimento e informações institucionais das empresas e
profissionais envolvidos no projeto. Toda essa comunicação ancora o trabalho do
corretor na apresentação do produto e ajuda ao cliente a compreender e gravar tudo.
6. Cuidados Gerais de Manutenção: após a execução e abertura do estande, o incorporador
não pode descuidar dos detalhes do dia-a-dia que passa pela limpeza permanente
dos espaços até o cuidado com a conservação das placas, iluminação e outros
itens aparentes. Os clientes não ficarão confortáveis em adquirir um produto de
uma empresa que não tem zelo pelo seu PDV, pois pode sinalizar uma falta de
comprometimento e cuidado com a entrega do empreendimento também, e essa
correlação nem sempre é consciente. Ficar atento às condições de manutenção do
estande é importante para a continuidade do sucesso na conversão das vendas.
Diante
do exposto acima, é possível perceber que há muito no que se pensar para ter um
estande de vendas que proporcione uma boa experiência ao cliente, para que o
produto possa se destacar frente à sua concorrência. Mas, mais que isso, é
importante que, em pleno 2018, o incorporador tenha entendimento de tudo isso e
busque sempre novas alternativas e a inovação para atender e converter seus visitantes
em vendas.
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